segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Glomerulonefrites

Glomerulonefrite é o nome que se dá ao grupo de doenças renais causadas pela inflamação dos glomérulos.

Tá bom, eu sei que a frase acima não explica muita coisa. O fato é que, para se entender glomerulonefrite, é preciso primeiro entender o que é um glomérulo.

Dos mais de 200 assuntos que eu já escrevi, este talvez seja o mais difícil de explicar para leigos devido a complexidade das lesões e das doenças que afetam o glomérulo.

Bom, vamos lá então...

Todos os nosso órgãos são compostos por unidades básicas de funcionamento. Temos os neurônios no cérebro, os hepatócitos no fígado, os alvéolos no pulmão, etc... No rim, a unidade básica é o néfron.

Cada rim possui um milhão de néfrons. Essas unidades microscópicas são as responsáveis pela filtragem do sangue e pelas substâncias produzidas nos rins. Cada néfron é composto de um glomérulo e seu respectivo túbulo renal.

Essa coisinha "simples" aí do gráfico abaixo é um néfron com seu glomérulo, vasos sanguíneos e túbulo renal. Não é preciso entender o desenho, ele é só ilustrativo.
nefron
Néfron - clique na imagem para ampliá-la

Podemos resumir o funcionamento do rim da seguinte maneira.

O sangue que chega ao rins, passa obrigatoriamente pelos glomérulos, um conjunto de microscópicos capilares enovelados que possuem uma membrana filtradora na sua parede. O glomérulo é o verdadeiro filtro do organismo.
Glomérulo
Glomérulo visto por microscopia eletrônica


Reparem no gráfico abaixo. O sangue chega por uma arteríola (uma artéria microscópica), passa por vários capilares dentro do glomérulo, sofre o processo de filtração e depois retorna a corrente sanguínea. Tudo o que foi filtrado pelos capilares vai em direção ao túbulo renal. No túbulo renal, algumas importantes substâncias filtradas como glicose, sódio, potássio, cálcio etc... serão reabsorvidas de acordo com as necessidades do organismo antes da urina estar pronta. Só sai na urina o que não é necessário ou está em excesso.

Podemos dizer que o glomérulo separa o que vai para a urina e o que volta para o sangue, enquanto que os túbulos definem o quanto de cada substância filtrada vai realmente sair na urina. Por exemplo, se tivermos com o potássio baixo no sangue, o túbulo vai reabsorver todo o potássio que for filtrado impedindo que este saia na urina. Se o potássio estiver alto, ele não vai reabsorver nada.

Substâncias grandes, como as proteínas, não são filtradas por serem maiores que os poros da membrana glomerular. Elas nem chegam ao túbulo. Por isso, uma urina normal quase não tem proteínas em seu conteúdo.

O processo final da filtração glomerular e reabsorção tubular destes 1 milhão de néfrons é que forma a nossa urina.
Glomerulonefrite
Glomérulo - Clique na imagem para ampliá-la


Portanto, como é o glomérulo o principal responsável pela filtração do sangue, qualquer doença que o acometa, afeta a função dos nossos rins.

Existem 2 tipos básicos de lesão dos glomérulos:

- Síndrome nefrítica ou glomerulonefrite.
- Síndrome nefrótica, explicada com detalhas em outro texto (leia SÍNDROME NEFRÓTICA)

Na síndrome nefrítica, um processo inflamatório (leia O que é o pus ? O que é um abscesso? O que é uma inflamação) causa lesão e reduz a capacidade do glomérulo de filtrar o sangue, causando um quadro de insuficiência renal aguda (leia: ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA), hipertensão e sangue na urina (leia HEMATÚRIA ( URINA COM SANGUE )).

Na síndrome nefrótica o mais comum é lesão na membrana glomerular sem inflamação evidente. Podemos fazer a analogia com coador furado. As proteínas que normalmente não são filtradas, quando há lesões na membrana do glomérulos, "vazam" em direção ao túbulos e são indevidamente eliminadas na urina. Por isso, perda de proteínas na urina, chamada de proteinúria, é um sinal de doença glomerular. Na verdade, a proteinúria é sinal de doença, mas também é responsável pela progressão da mesma. Os túbulos não estão preparados para receber proteínas e, na tentativa de reabsorvê-las de volta ao sangue, suas células acabam sofrendo lesão.

Portanto, em um primeiro momento a proteinúria nos mostra que há algo de errado no rim. Se não tratada, ela passa a ser mais um fator de agressão e evolução para insuficiência renal.

Não é incomum encontrarmos síndrome nefrótica e síndrome nefrítica ao mesmo tempo, basta que haja lesões na membrana glomerular e intensa atividade inflamatória no glomérulo.

Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos. Tentei diferentes medicamentos em tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Um amigo precioso me contou sobre o centro de ervas do Dr. James, o lar do bem-estar. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, [drjamesherbalmix@gmail.com] Entrei em contato com ele rapidamente e ele me garantiu que seu medicamento fitoterápico vai curar minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar os honorários que eu fiz, em 2 dias ele preparou o fitoterápico e mandou para mim. Ele me instruiu sobre como bebê-lo de manhã e à noite por duas semanas. Falei com o Pedro, meu amigo, sobre o fitoterápico, então ele me deu permissão para beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que existe uma cura permanente para doenças como doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer uterino , câncer de próstata, fibromialgia,
    Síndrome de Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e fibras, o que ajuda a manter meu hábito intestinal regular. E evite comer alimentos ricos em potássio e magnésio
    Aqui estão suas informações de contato ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir