segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Proteinúria

Proteinúria é a perda exacerbada de proteína pela urina, especialmente a albumina. Esta é uma proteína presente no plasma sanguíneo, fabricada pelo fígado, resultante do metabolismo de alimentos protéicos, como carnes, ovos, leites e seus derivados. A taxa sanguínea normal dessa proteína encontra-se entre 3,5 a 4,5 g/dl. Ela é de extrema importância na manutenção da circulação normal dos líquidos dentro dos vasos, e também, na conservação do estado nutricional.
A perda de proteína pela urina é um achado comum em várias doenças renais, podendo ser discreta, quando há a perda de apenas alguns miligramas de proteína por dia, ou mais intensa, quando há a perda de vários gramas de proteína por dia. Quando a perda de proteína pela urina ultrapassa 3,5 gramas por dia, recebe o nome de proteinúria nefrótica.
A proteinúria pode ter quatro etiologias distintas. São elas:
  • Origem glomerular: são as proteínas de peso molecular normal, como albumina, transferrina, gamaglobulinas (IgG e IgA), microglobulinas e outras que atravessam a membrana filtrante do glomérulo. Quando há alguma alteração nessa membrana, ocorre a eliminação de proteínas na urina.
  • Origem tubular: são as proteínas secretadas pelo túbulo renal proximal, especialmente lisosimas e microglobulinas.
  • Proteínas secretadas pela parede do trato urinário: pelve renal, ureter, bexiga e uretra.
  • Superprodução de proteínas de baixo peso molecular que se acumulam no plasma sanguíneo, mas como são pequenas, atravessam o filtro. Como estas são produzidas em grande quantidade, ultrapassam a capacidade de absorção renal, sendo completamente eliminadas juntamente com a urina. Um exemplo típico é a proteína de Bence-Jones (imunoproteína), mas também mioglobinas e amilases.
A proteinúria não causa sintomas e é o primeiro sinal de doença renal em pacientes diabéticos. A sua presença é um sinal de lesão renal precoce e indica maiores chances de desenvolver insuficiência renal crônica.
Quando há a suspeita de proteinúria, o médico deve investigar para determinar se ela é persistente ou funcional. Uma proteinúria é considerada persistente quando é observada em pelo menos duas amostras de urina dentro de um período de 30 dias e geralmente está associada com uma patologia renal subjacente. As proteinúrias funcionais podem ser transitória ou ortostática, sendo detectadas em amostras urinárias ocasionais ou quando o paciente encontra-se na posição ortostática (em pé). O seu significado clínico é duvidoso.
O tipo de proteinúria pode ser identificada por meio da eletroforese ou imunoeletroforese das proteinúrias urinárias. Mesmo que esses métodos sejam necessários em determinados casos, ele é dispendioso e não está disponível em muitos laboratórios. Uma forma simples e mais acessível de identificação do tipo de proteinúria é por meio da comparação da proteína detectada pela fita de imersão com aquela observada pelo método turbimétrico, onde há o emprego do ácido sulfossalicílico, que é capaz de determinar qualquer tipo de proteína na urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário