segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Litíase Urinária

A litíase urinária corresponde á formação de cálculos nas vias urinárias, uma doença que pode evoluir durante muito tempo sem causar grandes problemas até que, subitamente, se manifeste através de uma dor típica denominada cólica renal.
A urina é local de constante formação de aglomerações microscópicas, ou seja, da acumulação de minúsculos cristais de substâncias orgânicas e minerais que não geram nenhum tipo de sintoma e que são eliminados com as micções, sem que sejam detectados. Todavia, por vezes, estes cristais têm uma concentração tão elevada que favorecem a acumulação e formação de aglomeraçöes sólidas de grandes dimensões, constituindo cálculos ou "pedras". Estes cálculos, que podem ser observados vista desarmada quando são eliminados através da urina, conforme o seu tamanho e localização, podem ficar retidos no interior das vias urinárias e obstruir o fluxo de urina, o que origina múltiplas repercussões.
A formação de cálculos costuma ser provocada pelo aumento da concentração de solutos na urina, o que pode ser originado quando os rins eliminam pouca água ou quando se segrega com a urina uma grande quantidade de determinadas substâncias, tais como cálcio ou ácido úrico.
De facto, qualquer circunstância que favoreça estes factores, como a ingestão de poucos líquidos, pode facilitar a formação de cristais e a sua acumulação. Para além disso, quaisquer alterações do pH da urina, ou seja, o aumento da sua acidez ou o aumento da sua alcalinidade, favorecem a aglomeração de concreções e o consequente crescimento dos cálculos.
Na prática, as causal mais frequentes de litíase urinária são as várias doenças renais e das vias urinárias, processos infecciosos e alterações anatómicas ou funcionais, o elevado consumo de cálcio ou de outros produtos, a existência de problemas no metabolismo que provoquem uma maior eliminação de determinadas substâncias na urina, o repouso absoluto durante um longo período de tempo e, como já foi referido, a reduzida ingestão de líquidos ou qualquer outra circunstância que determine um certo grau de desidratação e a consequente redução da eliminação renal de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário